Valdir Ventura, CEO do São Cristóvão Saúde, destaca práticas sustentáveis no 60º episódio do podcast “Diálogos ESG/FIPE”

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
Valdir Ventura, CEO do São Cristóvão Saúde, destaca práticas sustentáveis no 60º episódio do podcast “Diálogos ESG/FIPE”

O presidente/CEO do São Cristóvão Saúde e presidente da Santa Casa de Francisco Morato, o engº Valdir Pereira Ventura, participou do 60º episódio do podcast “Diálogos ESG/FIPE”, juntamente com Marcelo Conti, sócio líder da área de Consultoria da RSM Brasil. O programa foi conduzido por Livio Giosa, especialista em gestão estratégica, sustentabilidade, terceirização e ESG, além de presidente do Centro Nacional de Modernização Empresarial (CENAM) e de iniciativas como o Rotary Club São Paulo e Associação Paulista Viva (APV).

Abordando o tema “As práticas sustentáveis e os fatores ESG já são considerados estratégicos para as organizações?”, os entrevistados discutiram como a crescente conscientização ambiental tem incentivado as empresas a adotarem iniciativas de sustentabilidade, incorporarem os princípios ESG em suas estratégias e refletirem sobre a importância desse fator no mundo corporativo.

Na oportunidade, Ventura compartilhou sua trajetória profissional, detalhando como trouxe sua experiência do mercado automobilístico para a área da saúde. Entre os pontos destacados, mencionou a mudança na cultura organizacional, a padronização de processos, a adaptação de ferramentas, a criação de setores estratégicos, o investimento em áreas e equipamentos, incluindo conquistas de certificações de âmbito nacional e internacional. Além disso, também apresentou importantes insights sobre a integração de práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) na gestão hospitalar e em todas as unidades que compõem o Grupo.

“Trabalhamos ativamente a questão socioambiental, com iniciativas como o uso de água de reuso, sistemas de ar-condicionado inteligente, poços artesianos, entre outros. Esse trabalho tem sido muito significativo e, por vários anos, recebemos o Prêmio Socioambiental Chico Mendes devido a projetos específicos que desenvolvemos. Também criamos a RIOR (Reunião de Inteligência e Otimização de Recursos), com foco na melhoria de processos, redução de desperdício e automatização. Até o momento, contabilizamos 3.500 ações, das quais 990 já foram implementadas”, destacou Ventura.

O 60º episódio do podcast apresentou uma análise aprofundada dos entrevistados sobre os desafios e oportunidades na implementação de estratégias ESG, servindo como referência para líderes empresariais e profissionais interessados em sustentabilidade e responsabilidade corporativa. Durante o bate-papo, foi enfatizado que a adoção dessas iniciativas também promove melhorias relevantes para a parte operacional, além de fortalecer o compromisso das organizações com a sociedade e o meio ambiente.

A sustentabilidade é tratada de forma abrangente, com pilares que englobam os aspectos sociais, ambientais, de governança e, paralelamente, as questões relacionadas ao clima. Em novembro, a COP30 acontecerá em Belém, destacando a importância estratégica da floresta amazônica para o equilíbrio climático global. Segundo Ventura, o evento proporcionará aos empresários uma oportunidade única de aprendizado, tanto com empresas nacionais quanto com grupos estrangeiros, promovendo a troca de ideias e ampliando o interesse pelas questões socioambientais.

“Tenho certeza de que o país se consolidará como um player mundial reconhecido pelas boas práticas de sustentabilidade durante esta conferência. Agradeço profundamente ao Lívio Giosa, à Fipe (Fundação e Instituto de Pesquisas Econômicas), e ao colega profissional Marcelo Conti, pela oportunidade de participar, compartilhar conhecimento e aprender mais sobre este importante tema. Parabéns por esta iniciativa que reflete o impacto da sustentabilidade para as futuras gerações”, finaliza o CEO.