Santa Casa de Bragança chega aos 151 anos

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
Santa Casa de Bragança chega aos 151 anos

No próximo dia 31 de agosto, o Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança Paulista completa 151 anos.

Fundada em 1874, com o nome de Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos e Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista, a instituição faz parte da história da cidade e da região, como atuante no atendimento hospitalar público e privado no interior paulista.

Ao longo de mais de um século e meio, a Santa Casa passou por transformações estruturais e administrativas, acompanhando as mudanças da medicina e da sociedade.

O que não mudou foi o compromisso com a saúde e o acolhimento da população.

Hoje, com uma estrutura robusta e serviços especializados, o hospital reafirma sua missão: oferecer assistência de qualidade, com humanização, ética e responsabilidade social.

Em 2024, mais de 229 mil pessoas foram atendidas no pronto-socorro, sendo aproximadamente 99 mil pelo SUS.

Somam-se a isso 164 mil consultas ambulatoriais, mais de 2 milhões de exames laboratoriais e cerca de 189 mil exames de imagem, entre tomografias, ressonâncias, raios-X, ultrassons e outros.

Realizamos ainda 3.190 cirurgias pelo SUS, 846 partos e mais de 11 mil procedimentos de endoscopia e colonoscopia.

São números que evidenciam a relevância do nosso trabalho para Bragança Paulista e outros dez municípios da chamada microrregião bragantina, atendendo a uma população superior a 500 mil habitantes.

Para além da assistência hospitalar, mantém iniciativas voltadas ao cuidado integral, como o Espaço Integrar, onde, somente em 2024, foram realizados mais de 19 mil atendimentos a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e atraso no desenvolvimento global.

Em 2025, passamos a oferecer sessões de fisioterapia pelo método Therasuit, ampliando o cuidado a pacientes com doenças neurológicas.

Com 148 leitos, equipe de mais de 1.300 profissionais da saúde e atuação em áreas como cardiologia, oncologia, nefrologia, hemodinâmica, centro cirúrgico obstétrico e hemodiálise, o hospital mantém plantões 24 horas e busca, continuamente, investir em tecnologia, qualificação profissional e melhoria dos processos de atendimento.

Essa trajetória só é possível graças ao trabalho conjunto de médicos, enfermeiros, técnicos, colaboradores administrativos e voluntários que, todos os dias, mantêm viva a essência da Santa Casa.

Completar 151 anos é um marco. É a prova da solidez de uma instituição filantrópica que se reinventa sem perder suas raízes.

Seguiremos avançando com responsabilidade e inovação, mantendo nosso compromisso de sermos um hospital de portas abertas, que acolhe, trata e cuida com excelência e respeito.

Que São João Paulo II e Santa Paulina nos abençoem e iluminem em nossas decisões e na continuidade da missão.

 

*Por João José Marques, Provedor do Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança Paulista