Hospital São Vicente renova selo de atendimento à pessoa idosa

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
Hospital São Vicente renova selo de atendimento à pessoa idosa

Desde 2021, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) é reconhecido com o selo “Instituição Amiga do Idoso”, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A certificação destaca unidades que adotam medidas voltadas à qualidade, segurança e conforto no atendimento a pessoas com 60 anos ou mais.

Desde então, o HSV vem promovendo melhorias contínuas nos fluxos assistenciais, adaptando áreas físicas e implementando práticas que priorizam um cuidado mais humanizado e eficiente para esse público.

Neste mês, após nova avaliação do órgão estadual, o hospital manteve a certificação, reafirmando seu compromisso com o atendimento à população idosa.

O Hospital atendeu integralmente aos critérios exigidos para o atendimento à população idosa, destacando-se por oferecer acessibilidade física adequada, com rampas, corrimãos, portas amplas, elevadores, barras de apoio nos sanitários, sistemas de chamada de emergência nos leitos e banheiros, camas e macas automáticas e área estruturada para coleta de exames.

Como parte do processo de qualificação, o Hospital também instituiu recentemente a Comissão do Hospital Amigo do Idoso. Formado por equipe multiprofissional, o grupo é responsável por implementar medidas de segurança durante a internação, desenvolver projetos voltados ao bem-estar e promover ações que minimizem riscos à saúde do paciente idoso.

A comissão conta com representantes do Time de Trabalho de Humanização; Departamento da Qualidade; Medicina Geriátrica; Psicologia; Serviço Social; Enfermagem; Farmácia; Nutrição; Fisioterapia; Fonoaudiologia e Universidade Corporativa.

Para a diretora de Regulação e Controle, Dra. Lucimar Moraes Lima, a manutenção do selo é reflexo de uma gestão comprometida com resultados concretos e com o uso responsável dos recursos.

“Essa certificação reafirma que estamos no caminho certo, investindo de forma estratégica na estrutura física, na capacitação das equipes e na criação de fluxos que priorizam a segurança e o bem-estar da pessoa idosa. Cada melhoria implementada representa um avanço na qualidade assistencial.

Parabenizo todos os profissionais envolvidos – essa conquista é fruto da soma de esforços, do trabalho coletivo e da sensibilidade de cada setor em compreender e atender às necessidades dessa população com dignidade e respeito”.

A coordenadora do Departamento de Qualidade, Rafaela Aves Costa, também destaca a importância do trabalho em equipe no alcance desse resultado: “A renovação da certificação é resultado de um trabalho construído com responsabilidade e comprometimento. Tenho muito orgulho da nossa equipe, que se dedicou para tornar essa conquista possível e que segue empenhada em promover melhorias contínuas e um atendimento cada vez mais humanizado”, afirma.

Um dos principais responsáveis pela manutenção do selo, o enfermeiro da Qualidade Rennan Vecchi Fernandes da Silva Pavan reforça: “É uma grande satisfação fazer parte dessa conquista. Contribuir ativamente para a manutenção do selo e para a segurança da pessoa idosa é motivo de orgulho. Seguimos trabalhando com responsabilidade e empatia para oferecer um cuidado cada vez mais eficiente, humano e respeitoso”.