Hospital São Vicente de Paulo adere ao programa Green Kitchen

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
Hospital São Vicente de Paulo adere ao programa Green Kitchen

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ) passou a integrar o Programa Green Kitchen, iniciativa voltada à promoção da sustentabilidade e da alimentação saudável em serviços de alimentação institucional. Estruturado pela Precx Projetos e Treinamentos em parceria com a Fundação de Pesquisa de Ambientes da USP (Fupam), o programa reúne um grupo restrito de organizações comprometidas com boas práticas ambientais, nutricionais e de gestão.

Para a direção do hospital, a certificação reforça o alinhamento entre cuidado assistencial e responsabilidade socioambiental. “Os clientes de um restaurante Green Kitchen podem ter a certeza de estarem saboreando os melhores alimentos em termos de qualidade e de benefícios para a saúde. A conquista desse selo reflete o quanto nosso hospital está comprometido com a saúde dos nossos pacientes e colaboradores”, afirma a Irmã Maria Aparecida Cirico Maciel, diretora geral do HSVP-RJ.

A gerente de Hospitalidade, Jullyana Mezabarba, explica que a avaliação do programa envolve critérios relacionados ao uso de recursos naturais, gestão de resíduos, escolha de alimentos e capacitação das equipes.

“Aqui no hospital só usamos alimentos frescos e priorizamos os naturais. Além disso, procuramos fazer tudo na nossa cozinha. Por exemplo, o bolo que servimos aos pacientes é feito pela nossa equipe, assim como os molhos. Não usamos nenhum tipo de fritura, é tudo assado”, destaca.

Segundo a gestora, a sustentabilidade também orienta a seleção dos insumos e os processos operacionais. “O atum que consumimos tem o selo de proteção aos golfinhos; a gente usa óleo de canola porque é o melhor nutricionalmente e menos agressivo ao meio ambiente. Afora isso, implantamos um programa de redução de descartáveis em nossos restaurantes e refeitório. Para limpeza, usamos material biodegradável.” A instituição ainda adota medidas como o uso de assadeiras de inox, filtros adequados de ar e água e a preferência por azeite extra virgem.

Entre os quase 7 mil hospitais do país, cerca de 120 unidades no estado do Rio de Janeiro participam do Green Kitchen. Na capital fluminense, o Hospital São Vicente de Paulo ocupa a terceira posição no ranking de avaliação do programa e, no âmbito estadual, figura em quarto lugar. Para os próximos anos, a meta é avançar. “Temos o objetivo de melhorar ainda mais, mirando no nível mais elevado desta certificação, que traduz a nossa preocupação com o relacionamento com os nossos clientes e também com o meio ambiente”, afirma Jullyana.

O que é o Programa Green Kitchen

O Programa Green Kitchen, criado em 2008 pela Precx e pela Fupam/USP, certifica serviços de alimentação institucional que adotam práticas sustentáveis e saudáveis. O programa avalia critérios como uso de alimentos naturais, redução de aditivos químicos, produtos sem transgênicos, eficiência no uso de água e energia, gestão de resíduos e limpeza sustentável. A certificação reflete o compromisso com a saúde de clientes e colaboradores e com o meio ambiente, promovendo melhorias em processos operacionais, ventilação, higiene e sustentabilidade. Hospitais, escolas e empresas podem obter o selo ao atender às diretrizes estabelecidas pelo programa.