Hospital Mackenzie é habilitado para Cuidados Paliativos

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
Hospital Mackenzie é habilitado para Cuidados Paliativos

Em portaria divulgada pelo Ministério da Saúde, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), de Curitiba (PR) foi uma das primeiras instituições hospitalares brasileiras a serem habilitadas para tratamento de Cuidados Paliativos adultos no país. Com 94% dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde, o HUEM já possui serviço de Cuidados Paliativos, e agora recebe esse reconhecimento.

Oficializada pela portaria GM/MS nº 8.032, a habilitação integra a implantação da Política Nacional de Cuidados Paliativos e prevê investimento federal de R$ 8,2 milhões em todo o Brasil.

Vale destacar que o Hospital Mackenzie tem implantado o serviço de Cuidados Paliativos desde 2020, composto por uma equipe multidisciplinar. Hoje em dia, este setor do HUEM é um dos maiores do estado do Paraná.

Também é um importante centro acadêmico formador de médicos paliativistas e mensalmente recebe estagiários médicos de todas as regiões do Brasil. O serviço foi fundado e é coordenado pelo Dr. Jonathan Lourenço, médico do Mackenzie e professor da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).

Para o diretor do Hospital Mackenzie, Dr. Tiago Tormen, a habilitação do HUEM representa o reconhecimento de um serviço que já é uma referência na instituição.

“Nós temos muito orgulho do serviço de Cuidados Paliativos. Tanto no adulto quanto pediátrico, o setor faz um trabalho primoroso junto aos nossos pacientes e os pacientes da rede. Então, estar habilitado como uma equipe de CP é a coroação de todo esse trabalho que foi realizado nos últimos anos e que beneficia o atendimento e o cuidado integrado desses pacientes”, avalia Tormen.

 

Sobre os Cuidados Paliativos

Os Cuidados Paliativos (CP) são ações realizadas por diversos profissionais da área da saúde que tem como objetivo aliviar o sofrimento e oferecer qualidade de vida às pessoas que enfrentam doenças graves e ameaçadoras da vida, bem como ajudar seus familiares a enfrentarem este momento tão delicado.

Os CP não existem apenas para quem está na fase final da vida. Eles estão indicados também para pessoas doentes que sofrem.

“Quando um dia você ou alguém que você ama enfrentar uma doença grave e ameaçadora da vida, independente se curável ou não, tratável ou não, reversível ou não, peça Cuidados Paliativos. Porque onde existe sofrimento humano, sempre cabem Cuidados Paliativos”, afirma o coordenador de CP do Hospital Mackenzie, Dr. Jonathan Lourenço.