Ambulâncias do SAMU/USA recebem selo de redução de emissão de poluentes
- 26 de março, 2023
Santa Casa BH realiza primeiro transplante duplo do estado
A Santa Casa BH (SCBH), maior hospital transplantador de órgãos, tecidos e células de Minas Gerais, realizou, em fevereiro deste ano, o primeiro transplante duplo de coração e rim do estado. O procedimento inédito teve duração de oito horas, e foi feito pelas equipes de transplante cardíaco e renal. Cerca de 10 profissionais atuaram diretamente no procedimento e muitos outros indiretamente. Procedimento De acordo com o
- 3 de abril, 2023
Niterói aposta em organizações sociais nas administrações de hospitais
Ao longo da última semana, dois editais de seleção para que organizações sociais (OSs) administrem os hospitais municipais Carlos Tortelly, no Bairro de Fátima, e Mário Monteiro, em Piratininga, foram publicados pela Prefeitura de Niterói, gerando revolta entre servidores da saúde na cidade. As entidades profissionais, que marcaram uma manifestação na quarta-feira (29/03), acusam o município de querer privatizar as unidadesm e citam exemplos problemáticos de
- 3 de abril, 2023
Nutricionista do São Cristóvão Saúde explica como celebrar páscoa de forma mais saudável
A Páscoa, que este ano acontece em 9 de abril, é marcada pela troca de chocolates, uma das grandes apostas do comércio para a venda de produtos, como ovos de chocolate, barras e caixas de bombons. Porém, em meio a tantas guloseimas, como preservar o bem-estar dos consumidores? Nutricionista clínica do São Cristóvão Saúde, Danielle de Paula Scaldelai Ferreira traz uma série de dicas para quem
- 24 de julho, 2024
- Últimas Notícias
Para reduzir os impactos ambientais e a emissão de gases poluentes, 16 ambulâncias das Unidades de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/USA) e da Inter-hospitalar já estão circulando com o selo de Opacidade em Santa Catarina.
O certificado atesta que os veículos têm tecnologia de redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos principais poluentes atmosféricos do transporte, resultado da queima de combustíveis.
As ambulâncias situadas na base de Coqueiros, em Florianópolis, foram as primeiras a atestar o procedimento.
Em seguida, Araranguá, Chapecó, Joinville, Criciúma, Navegantes, Tubarão, Jaraguá do Sul e Itajaí.
“Essa aprovação vem ao encontro do planejamento estratégico e das políticas de sustentabilidade e responsabilidade social que estamos implementando em todas as nossas bases, respeitando não somente à população catarinense, mas aliando à preocupação de cunho ambiental e sustentável”, destaca a diretora-geral do SAMU/USA, Carla Birolo Ferreira.
Até dezembro deste ano, há previsão de 100% das ambulâncias do SAMU/USA e do serviço Inter-hospitalar estarem com a aprovação. Os veículos do SAMU/USA e da Inter-hospitalar passaram por inspeções e testes, e desde junho deste ano carregam no vidro dianteiro a aprovação conquistada.
“O teste de opacidade mede as saídas de fumaça do veículo, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar, reduzindo danos à natureza relacionados à emissão de gases do efeito estufa”, ressalta o coordenador de frotas do SAMU/USA, Giovani Augusto Barbosa.
Para a certificação, as equipes técnicas das Federações de transporte de passageiros e de carga filiadas à Confederação Nacional do Transporte (CNT), realizam as inspeções e testes, que duram cerca de 10 minutos por veículo.
Com um aparelho chamado opacímetro instalado no escapamento é possível avaliar a quantidade de gás emitido por metro e sua tonalidade, calculada de acordo com o seu percentual de fumaça.
A aprovação nas ambulâncias do SAMU/USA e Inter-Hospitalar ocorreu após atestarem os padrões legais da regularização ambiental e a diminuição da emissão de poluentes lançados no ar pelo escapamento das ambulâncias.