Transformação digital impulsiona eficiência no cuidado pediátrico

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
Transformação digital impulsiona eficiência no cuidado pediátrico

O hospital pediátrico Pequeno Príncipe digitalizou mais de 2 mil prontuários e passou a integrar todos os seus sistemas em uma única plataforma segura, impactando 100% das crianças e adolescentes atendidos.

O avanço foi possível com o apoio do Google, por meio do Fundo da Infância e Adolescência, que tornou realidade o Projeto Hospital Digital.

Mais do que substituir papel por bytes, a transformação representa diagnósticos mais rápidos, tratamentos mais assertivos e a mitigação de riscos em uma das áreas mais sensíveis da medicina: o combate ao câncer infantil.

A dependência de processos em papel, ainda tão comum na saúde brasileira, está sendo superada. Hoje, informações clínicas já estão disponíveis de forma integrada e instantânea, em um ambiente protegido por sistemas de backup.

São 2.315 prontuários digitalizados, equivalentes a mais de 86 mil páginas, organizados de forma que médicos, enfermeiros e gestores tenham acesso imediato aos dados — sem perda, extravio ou demora.

A interoperabilidade conquistada entre softwares do hospital também revolucionou rotinas administrativas e de atendimento, trazendo ganhos de produtividade para todos os setores.

Do faturamento ao leito, cada etapa da jornada do paciente foi repensada para garantir mais agilidade, eficiência e, principalmente, segurança.

As primeiras fases do projeto já trouxeram resultados notáveis:

  • Sistemas e aplicações: foram instalados três novos sistemas e aplicações: Data Warehouse, PACS e Beira-Leito.
  • Equipamentos: 178 novos equipamentos foram adquiridos.
  • Certificados digitais: foram emitidos 233 certificados digitais em 2024, o que totalizou 1.580 emissões desde o início do projeto.
  • Exames: o novo Sistema de Arquivamento e Gerenciamento de Imagens (PACS) armazenou mais de 100 mil exames de ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia e radiologia, oferecendo mais qualidade e precisão aos diagnósticos, além de ferramentas mais modernas para tratamento de imagem.

“A inovação tecnológica é um recurso poderoso para transformar vidas. A parceria com o Hospital Pequeno Príncipe demonstra nosso compromisso em usar a tecnologia para fortalecer a saúde pediátrica no Brasil, garantindo mais agilidade e segurança na jornada de cada paciente. É um privilégio apoiar uma iniciativa que está redefinindo o futuro do cuidado infantil no país”, afirma o Diretor Financeiro Sênior do Google Brasil, Ednaldo Silveira.

A iniciativa faz parte de um portfólio mais amplo do Google, que investe, anualmente, milhões de reais em projetos como o do Hospital Pequeno Príncipe por meio das Leis de Incentivo Fiscal.

Apenas em 2024, 23 projetos sociais foram apoiados em 144 cidades brasileiras, beneficiando mais de 134 mil pessoas nas áreas de educação, cultura, saúde e esporte.

As organizações sociais são selecionadas por meio de uma tecnologia desenvolvida pela Incentiv, ecossistema de impacto que conecta projetos sociais a empresas patrocinadoras por meio das Leis de Incentivo.