Hospital Santa Isabel completa 116 anos

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
Hospital Santa Isabel completa 116 anos

O Hospital Santa Isabel (HSI), situado em Blumenau, completa 116 anos no dia 4 de outubro.

Com uma história que impacta a vida de milhares de pessoas, a instituição reafirma a vocação de cuidar com excelência ao manter uma atuação humanizada e, ao mesmo tempo, inovadora.

Ao reforçar seu propósito e acompanhar as transformações da medicina, o HSI direciona o olhar para o futuro.

A abertura do centro de neurologia de alta complexidade, com tecnologia de ponta, e a integração de monitores da UTI ao prontuário eletrônico, são exemplos disso.

Em seis anos, já são cerca de 1.500 cirurgias robóticas realizadas pelo HSI, que ganhou destaque ao ser o primeiro hospital de Santa Catarina a utilizar o robô cirúrgico Da Vinci X e oferecer procedimentos menos invasivos, ampliando o acesso a tratamentos avançados.

Assim, SC foi o único estado do País onde o programa de cirurgia robótica teve início fora da capital.

Maior transplantador de Santa Catarina, o HSI tem sua história entrelaçada a de muitos pacientes, especialmente entre seus mais de 5 mil transplantados.

A tendência, aliás, é que esse número seja cada vez maior: a inauguração do Ambulatório de Transplantes no fim de 2024, com maior capacidade de atendimento, marca a expansão do setor.

O local é amplo, moderno e realiza transplantes de córnea, coração, fígado, pâncreas e pâncreas-rim conjugado, além de atender toda a população com pequenos procedimentos.

Ao ultrapassar os 4 mil procedimentos em 2022, o HSI alcançou a marca de quarto hospital brasileiro com o maior número de transplantes de fígado realizados.

Foi reverenciado, ainda, como o melhor resultado em transplantes de órgãos do estado (2019) e eleito o Melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina (2017).

Acolhimento que vai além

Aliado à modernização, o cuidado humanizado é parte da tradição do Hospital Santa Isabel.

Na Maternidade Bertha Louise, por exemplo, o foco é garantir experiências de parto seguras, respeitosas e empáticas.

A unidade realiza cerca de 700 partos por ano, oferecendo um ambiente acolhedor, com centro obstétrico completo e a possibilidade de acompanhamento por doulas e familiares.

Além do parto, a unidade oferece apoio contínuo à saúde materno-infantil, com orientação sobre amamentação, primeiros cuidados e um plano de parto que preza pela autonomia da mulher.

Também oferece o Curso de Gestantes, preparando as futuras mamães para esse momento único.

Outros diferenciais são: musicoterapia, estímulo ao contato pele a pele, carimbo da placenta e ensaios fotográficos.

Já o programa “O que importa para você?” valoriza a história do paciente internado, seja na UTI, nas enfermarias ou no pronto socorro.

Ao atender o desejo de quem está fragilizado e vivenciando momentos difíceis, a iniciativa tem resultados imensuráveis.

A realização de pedidos simples, como receber a visita de um pet no leito de internação, gera impactos que refletem inclusive na adesão e eficácia do tratamento.

Para incentivar ações que visam o aspecto humano e social, o HSI conta ainda com um programa de voluntariado que faz a diferença na vida de quem precisa de mais atenção e acolhimento.

Os grupos voluntários podem participar de diversas formas, como em visitas regulares para oferecer palavras de conforto e escuta ativa às pessoas internadas ou mesmo atividades lúdicas.

Residência Médica

Com vistas à profissionalização na medicina, desde 1999, o Hospital Santa Isabel conta com o Programa de Residência Médica.

A modalidade de ensino de pós-graduação para médicos que desejam se especializar em diversas áreas clínicas e cirúrgicas é uma referência para estudantes de todo o país e anualmente disponibiliza novos editais de abertura de vagas.

“A formação e especialização médica refletem diretamente na qualidade do atendimento dispensado à população. É por meio dela que os residentes conseguem desenvolver competências e ter uma preparação prática essencial para uma resposta adequada aos desafios diários da medicina”, afirma o Dr. Marcos Sandrini de Toni, diretor técnico do HSI.

Reconhecimento

Após a auditoria e reavaliação dos padrões adotados, a unidade teve, em julho deste ano, a renovação do selo ONA Nível 3 – Excelência, o mais alto nível de acreditação concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

O HSI teve, ainda, a sua área de enfermagem destacada, sendo a primeira instituição catarinense a receber por duas vezes o Selo de Qualidade do Cofen – Conselho Federal de Enfermagem.

Entre as especialidades, além da cardiologia, outra referência está no atendimento neurológico, agraciado com a Certificação Nível Ouro da Rede Angels (protocolo para AVC).

Olhar para o futuro

Tradição, humanidade e inovação são atributos que fortalecem o vínculo comunitário. As projeções para os próximos anos são promissoras, mas o objetivo é ir além.

Para isso, a unidade conta agora com o Fórum Consultivo, espaço aberto que reúne gestores, equipes e comunidade para compartilhar ideias e experiências e, assim, definir ações em busca de melhorias contínuas.

“Queremos estar cada vez mais próximos da nossa comunidade e dos nossos pacientes. Mais que uma unidade hospitalar, hoje o Hospital Santa Isabel pode ser considerado um patrimônio de Blumenau e de Santa Catarina. O futuro é de inovação e excelência, mas sem perder de vista o que sempre guiou a atuação do HSI ao longo de todo esse tempo: o compromisso com a vida”, afirma Saulo Mengarda, diretor geral do Hospital Santa Isabel.