Uso de inteligência artificial reforça atendimento de excelência do Hospital São Vicente
- 26 de março, 2023
Santa Casa BH realiza primeiro transplante duplo do estado
A Santa Casa BH (SCBH), maior hospital transplantador de órgãos, tecidos e células de Minas Gerais, realizou, em fevereiro deste ano, o primeiro transplante duplo de coração e rim do estado. O procedimento inédito teve duração de oito horas, e foi feito pelas equipes de transplante cardíaco e renal. Cerca de 10 profissionais atuaram diretamente no procedimento e muitos outros indiretamente. Procedimento De acordo com o
- 3 de abril, 2023
Niterói aposta em organizações sociais nas administrações de hospitais
Ao longo da última semana, dois editais de seleção para que organizações sociais (OSs) administrem os hospitais municipais Carlos Tortelly, no Bairro de Fátima, e Mário Monteiro, em Piratininga, foram publicados pela Prefeitura de Niterói, gerando revolta entre servidores da saúde na cidade. As entidades profissionais, que marcaram uma manifestação na quarta-feira (29/03), acusam o município de querer privatizar as unidadesm e citam exemplos problemáticos de
- 3 de abril, 2023
Nutricionista do São Cristóvão Saúde explica como celebrar páscoa de forma mais saudável
A Páscoa, que este ano acontece em 9 de abril, é marcada pela troca de chocolates, uma das grandes apostas do comércio para a venda de produtos, como ovos de chocolate, barras e caixas de bombons. Porém, em meio a tantas guloseimas, como preservar o bem-estar dos consumidores? Nutricionista clínica do São Cristóvão Saúde, Danielle de Paula Scaldelai Ferreira traz uma série de dicas para quem
- 14 de fevereiro, 2025
- Governança Tecnologia Últimas Notícias
O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), referência em alta e média complexidade em Jundiaí e região, atingiu seu nível de excelência a partir de parcerias estratégicas somadas à qualidade da assistência prestada aos pacientes.
Desde a implementação em 2021, a parceria com a healthtech Munai resultou em maior agilidade para tomadas de decisão rápidas e assertivas, contribuindo para um tratamento e acompanhamento ainda mais eficaz.
A inteligência artificial Munai identifica, de forma antecipada, a probabilidade de deterioração clínica dos pacientes internados no Hospital São Vicente e nas unidades de Pronto Atendimento que fazem parte da Rede Integrada HSV, a partir de um extenso banco de dados. Integrada ao prontuário eletrônico da Instituição, a plataforma monitora continuamente os pacientes, analisando e combinando múltiplos dados clínicos em tempo real.
O objetivo é detectar padrões que indicam risco de deterioração antes que os sinais clínicos se agravem.

“Ao integrar a inteligência artificial ao nosso sistema de prontuário eletrônico, estamos antecipando riscos e promovendo intervenções rápidas e eficazes. Esse e outros avanços, cuidadosamente pensados em cada parceria estratégica, reafirmam nosso compromisso com a excelência no atendimento aos pacientes da Rede Integrada HSV”, aponta o superintendente do Hospital São Vicente, Matheus Gomes.
A partir de dados como a variação entre os sinais vitais, idade, sexo, setor de internação, tempo de permanência e CID, a Munai emite um alerta caso haja algum tipo de risco para o paciente.
Essa gestão inteligente e eficiente é fundamental para as equipes na tomada de decisão clínica, permitindo uma resposta proativa na assistência ao paciente.
Em 2024, a Munai emitiu 11.683 alertas. Divididos entre alertas amarelos, laranjas e vermelhos, de acordo com o risco apresentado a partir do cruzamento de dados, os avisos ficam acessíveis em painéis de controle, o que facilita a visualização e atuação da equipe de plantão.
O sistema é atualizado automaticamente e, desde a implantação, tem sido essencial para garantir a agilidade e qualidade do atendimento que é marca registrada da Rede Integrada HSV.
Matheus explica o impacto positivo da presença da Munai na Instituição. “Essa tecnologia tem potencializado a eficiência da equipe, contribuindo para um atendimento mais preciso e ágil.
O uso da IA, alinhado ao preparo e capacitação das equipes médicas e de enfermagem, é o que torna o HSV referência nacional”, afirma o superintendente.